quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Meus heróis morreram de overdose...

Na história do rock, tem que aqueles que se destacaram por sua atitude, por suas composições, e por muitos outras coisas. E eu tenho meus ídolos, alguns deles mortos, outros ainda vivos, mas hoje, resolvi falar daqueles que não estão mais aqui, e já passaram dessa pra melhor (ou pior né?!).

Cazuza -
Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza. Ele nasceu em 4 de abril de 1958, é um dos melhores compositores barsileiros, além de ser também um dos melhores cantores do rock brasileiro. Filho de João Araújo e Lucinha Araújo, ele recebeu esse apelido do avô paterno antes mesmo de nascer, seu avô era pernambucano, e em Pernambuco, Cazuza significa menino.
Cazuza entro pra história do rock nacional graças à banda Barão Vermelho, e logo depois seguiu carreira solo. Seus maiores sucessos foram: Exagerado, Codinome Beija-Flor, Ideologia, Brasil, Faz Parte Do Meu Show, O Tempo Não Pára e O Nosso Amor A Gente Inventa entre muitos outros.
Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado em entrevistas que era bissexual. Em 1989 declarou ser soropositivo e morreu por causa da doença em 1990.
Para quem quer saber mais sobre a vida do cantor, assista o filme Cazuza - O tempo não pára, ou leia :
>>Preciso dizer que te amo. Todas as letras do poeta
>> Cazuza: só as mães são felizes
>>Songbook Cazuza (Vol.1 e Vol.2)
Acesse o site sobre a vida do Cazuza

Renato Russo - Renato Manfredini Russo, mais conhecido como Renato Russo, nasceu em 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro. É considerado o maior compositor do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual durou quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos, assumiu para sua mãe que era homossexual; em 1988, assumiu publicamente.
O Aborto Elétrico foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial (formado por Fê e Flávio, junto ao guitarrista Loro Jones e ao vocalista Dinho Ouro-Preto). Após o fim do Aborto Elétrico, Renato começa a compor e se apresentar sozinho, tornando-se o Trovador Solitário.À frente da Legião,Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, sendo reconhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica (alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religião Urbana/Legião Urbana. Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico.Renato Russo morreu, pesando apenas 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela Aids (era soropositivo desde 1989), mas jamais revelou publicamente sua doença. Seu corpo foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.
Para quem gosta do cantor, e quer saber um pouco mais sobre a sua vida, recomendo:
>>Renato Russo de A a Z >> Conversações com Renato Russo >>Renato Russo: O filho da Revolução >>Depois do Fim - vida, amor e morte nas canções da Legião Urbana >>O Trovador Solitário

Cássia Eller - Cássia Rejane Eller, ou melhor, Cássia Eller nasceu em 10 de dezembro de 1962, no Rio de Janeiro. Caracterizada pela voz grave e o ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Mutantes, Beatles e Nirvana. Sua versatilidade artística era ainda mais abrangente: cantou ópera, tocou surdo em um grupo de samba, mas apenas em 1989, sua carreira decolou.Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações. Cássia assumiu -se como intérprete, gravando apenas três músicas de sua autoria. Em 13 de janeiro de 2001, Cássia Eller apresentou-se no Rock In Rio III, num show em que baião, samba e clássicos da MPB foram cantados em ritmo de rock. Neste dia, o organogramo de apresentação foi o seguinte: R.E.M., Foo Fighters, Beck, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e Cássia Eller; eles fizeram uma multidão de 190 mil pessoas delirarem - além da conincidência de o vocalista e guitarrista do Foo Fighters (ex-baterista do Nirvana), Dave Grohl, fazer aniversário no dia da apresentação, ser homenageado com um bolo trazido ao palco e um beijo da Cássia Eller - posteriormente, Dave Grohl declarou à imprensa que Cássia Eller e sua banda fizeram a melhor interpretação que ele conhecera até então da música "Smells Like Teen Spirit", autoria sua com Kurt Cobain e Krist Novoselic, parceiros no Nirvana.Neste mesmo ano de 2001, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca (RJ), durante os eventos do réveillion; mas, dois dias antes (29 de dezembro), por causa de sua morte repentina, foi substituída por Luciana Mello. Diante desta perda chocante para todos - fossem fãs apenas ou artistas, amigos, jornalistas, entre outros - houve um minuto de silêncio em vários pontos do Rio de Janeiro durante a comemoração da passagem do ano. Vários artistas prestaram homenagem à cantora em seus shows na virada do ano. Cássia Eller teve grandes problemas com álcool e outras drogas. Faleceu em 29 de dezembro de 2001 por parada cardiorrespiratória, possivelmente decorrente de estresse. A hipótese de overdose como causa da morte, apontada inicialmente, foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Foi apontada então morte por erro médico, mas o inquérito foi arquivado pelo Ministério Público.

Renato Russo, Cazuza e Cássia Eller, são pessoas que mostraram sua atitude, e não tiveram medo de assumir em público sua homossexualidade, ou sua doença. Foram pessoas singulares, que mesmo com o preconceito de muito, arracaram aplausos, levaram platéias inteiras ao delirío, e conquistaram uma legião de fãs. E hoje, depois de terem partido dessa, ainda conquistam o respeito de seus fãs.

1 comentários:

Allegro Moderato disse...

Bon Scott (AC/DC)
Janis Joplin
Jimi Hendrix

Faltou esses, né?
Bon morreu por coma alcoolica (o baterista do Led Zeppelin também)